Croácia e Bósnia

Como esta viagem eram só 04 pessoas, ficou mais fácil decidir tudo, apesar de não serem destinos tão comuns e que só foram abertos ao turismo depois de 1995, com o fim da guerra. E as pessoas se encantaram com sua história e suas paisagens deslumbrantes. As cidades são lindas, mas assusta o número de cemitérios. Os campos de futebol tiveram que virar cemitérios na época da guerra.

Viajamos com a reserva só da primeira noite e da última. As outras decidimos que seriam resolvidas na hora. Gosto muito desta "aventura" de ficar onde quer pelo tempo que achar necessário. Mas só dá certo em viagens com poucas pessoas e sem frescuras.


O voo foi meio complicado, BH/LISBOA/ZURICH/ZAGREB e a volta DUBROVNIK/ROMA/LISBOA/BH. Não tinha muita escolha na época. Os voos para Croácia eram poucos.


Data da Viagem: outubro de 2014

Roteiro:
Zagreb (1 noite)
Zadar (1 noite)

Split (1 noite)
Hvar (1 noite)
Sarajevo (2 noites)
Dubrovnik (3 noites)



Chegamos em Zagreb no 1º dia a tardinha, nosso voo foi alterado, malas extraviadas e atrapalhou um pouco nossos planos. Mas estas coisas acontecem e não podem abalar um viajante. Ainda retiramos nosso carro no aeroporto e fomos para o Art Hotel Like. Bem localizado e muito simpático. Saímos para comprar alguma coisa, porque nossas malas não tinham chegado e fomos jantar. Quando chegamos a noite no hotel, lá estavam as malas. Pura sorte!



No 2º dia fomos conhecer os principais locais da capital da Croácia. E são muitos. Olhe a foto abaixo. Mas é tudo perto e vimos na parte da manhã.




Feira de Flores em Zagreb 
Seguimos para a principal atração da Croácia: Parque Nacional dos Lagos de Plitvice. Um lugar único, que encanta. Fica a aproximadamente 140 km desde Zagreb, Patrimônio da Humanidade da UNESCO e um dos maiores cartões postais do país. Conhecido por suas espetaculares cachoeiras de águas cristalinas verde-esmeralda, este parque abriga 16 lagos e seus visitantes podem circular na área seguindo passarelas.








Continuamos até Zadar (149 km desde Plitvice). Ao chegar em Zadar a noite, procuramos por um hotel, e não foi difícil. A simpática proprietária nos mostrou onde devíamos conhecer.

Em Zadar há um órgão gigante que é tocado pelas ondas do mar fazendo música! Ao lado há um painel solar que fica todo iluminado durante a noite.

Painel Solar em Zadar 

Após passeio pela cidade no 3º dia, deixamos Zadar pela com destino à cidade de Split (aprox. 170km desde Zadar). Split é uma cidade que respira a história antiga, cujo principal símbolo é o Palácio de Diocleciano, imperador romano que governou a região entre 284 e 305. Patrimônio Cultural da Unesco desde 1979, as áreas ao redor do palácio são ocupadas por comerciantes locais. Conseguimos um hotel dentro do palácio.

Vista da janela do nosso quarto - praça do Palácio em Split 

O carro não entra no centro histórico de Split. Foi preciso deixá-lo estacionado nos arredores da cidade antiga ou no hotel.


Entrada da fortaleza em Split 
Charme das ruelas com lojinhas e restaurantes 

No 4º dia saímos em ferryboat, pela manhã, para uma das mais belas ilhas da Croácia, a Ilha de Hvar (travessia de 2hs). Compramos os bilhetes, para nós e para o carro, numa bilheteria próxima ao embarque, um dia antes.


Hoje em dia, Hvar é um lugar muito requisitado por todos, uma espécie de Côte d´Azur, onde muitos passeiam com seus iates pelas águas cristalinas do Mediterrâneo.

Deixamos o carro estacionado fora do centro histórico e saímos por suas ruas de pedras de cor marfim a procura de um hotel. Na época que fomos foi fácil. Ainda ficamos hospedados de frente para a marina. Assim que nos acomodamos fomos conhecer a Fortaleza de Hvar, uma subida a pé um pouco difícil, mas muito agradável.


Vista da Janela do nosso quarto
Charme dos becos 
Vista do alto da fortaleza
Noite em Hvar 

Pela manhã do 5º dia fomos com destino à cidade de Sucuraj (78 km desde Hvar) através de uma extraordinária paisagem, passando por campos de lavanda e oliveiras, vinhas e antigas aldeias com casas de pedra típicas da Dalmácia. Chegamos em em Sucuraj e compramos o ingresso da balsa para a travessia de 25 min até Drvenik, pequena cidade no continente. A balsa tem 04 horários por dia, mas neste dia disseram que teria mais um em poucos minutos. Pediram para aguardarmos um pouco. Quando vimos foram parando atrás do nosso humilde carro, um, dois, três... treze Porsches. Tinham reservado uma balsa para eles e fomos juntos. Eles estavam num tour proporcionados pela fábrica para prováveis compradores. Um luxo só. E nós lá, por uma sorte incrível.
Fila de carrinhos que se formou atrás de nós
Nosso carro marrom a esquerda.

Saindo da balsa, deixamos todos os Porsches nos passar, para ouvir os motores e apreciar mais um pouco e seguimos rumo a Serajevo (250 km desde Drvenik), passando por Mostar.

Mostar é uma cidade de grandes belezas naturais localizada em um lindo vale aonde o tranquilo Rio Neretva cruza a cidade. Foi uma das cidades que mais sofreu na guerra dos anos 90, tendo mais de 90% da cidade destruída, entretanto, Mostar é uma cidade que lembra que o espírito humano pode vencer, construindo a paz, reconstruindo a cidade e voltando a florescer com mais força do que antes da guerra. Seu maior símbolo é a Ponte Antiga, que é um exemplo do triunfo e da reconciliação de Mostar. Esta Ponte foi construída pelos Otomanos em 1566, destruída na Guerra em 1993 e reconstruída em 2004.



Prédio todo furado de bala - choca muito 

Ponte Antiga, foi destruída e depois reconstruída

Seguimos para Sarajevo e foi a única cidade que tivemos um pouco de dificuldade de encontrar hotel, mas porque queríamos um hotel agradável, bem localizado e bom preço. Mas logo encontramos, nos acomodamos e fomos explorar a cidade, que é linda!

A cosmopolita Sarajevo possui características únicas e tem enorme diversidade de cidadanias e povos. Sarajevo é um dos poucos lugares no mundo onde se vê igrejas ortodoxas, católicas, mesquitas e sinagogas uma ao lado da outra. A cidade tem fortes características de Leste, com origens dos impérios bizantino e otomano, bem como influências do Ocidente, com romanos e austro-húngaros. Sarajevo é um charme com esta mistura entre dois mundos.






Linha que divide a cidade entre oriente e ocidente. De cada lado tem restaurantes, lojas e atrações próprias.

A noite jantamos em um restaurante com uma vista espetacular da cidade.



Restaurante com vista da bela Sarajevo
No 6º dia visitamos outros pontos turísticos, como a Latin Bridge, mas o mais impressionante foi o Museu do Túnel da Guerra de Sarajevo, chamado também de "Túnel da Vida", que salvou a vida de milhões de pessoas na Guerra de 1992 a 1995 quando a cidade foi sitiada. A estimativa é de que por este Túnel passaram mais de um milhão de pessoas e mais de vinte toneladas de comida durante o cerco à cidade de Sarajevo.

Casa onde era a entrada do Túnel da Vida 
Dentro do Túnel da Vida 













Latin Bridge, onde foi assassinado Franz Ferdinando e sua esposa
e desencadeou a primeira guerra mundial 


No 7º dia saímos de Serajevo com destino a Dubrovnik (236 km desde Serajevo), a "Pérola do Adriático", uma das cidades de pedra mais belas do mundo. A cidade do Game of Thrones.

O carro novamente tem que ficar fora da parte histórica. Existem grandes estacionamentos públicos por perto. Cuidado ao estacionar perto das muralhas, quase todas as vagas são com cobrança por hora.

Nos hospedamos num apartamento dentro das muralhas, no meio da melhor rua, a Placa, onde pessoas passeiam o dia todo de um lado pro outro. Da nossa janela ficávamos apreciando os turistas. Aproveitamos a tarde para explorar a cidade antiga e curtimos os típicos cafés e restaurantes.


Vista da Rua Stradum (Placa) da janela do nosso apartamento 

 Rua Stradum (Placa) a noite

Logo cedo no 8º dia passeamos pelas muralhas da cidade, fundada no ano 600 pelos gregos, com ruas e placas pavimentadas de mármore. Percorreremos a pé o centro antigo, com suas belas e charmosas ruas, fontes, praças e monumentos. Dubrovnik faz parte do Patrimônio Universal da Humanidade e conta com mais de 2.000 metros de magníficas muralhas em volta do centro antigo.

Passeio pelas muralhas 

Ruelas do centro histórico de Dubrovnik 

No 9º dia fomos conhecer Dubrovnik fora das muralhas, que tem praias lindas, inclusive "Copacabana". Fizemos o passeio de teleférico e do alto vimos porque aquela cidade é patrimônio Mundial da UNESCO desde 1979. Mas o "quente" mesmo é dentro das muralhas.
Vista do teleférico - Centro histórico dentro da muralha
Pela manhã do 10º dia, devolvemos nosso carro no aeroporto e embarcamos. Ficamos uma noite em Lisboa. Sempre, quando possível, fico lá na última noite, já que o voo de volta da TAP é na parte da manhã. Normalmente a TAP faz a cortesia de hotel e transporte do aeroporto, para quem tem voos sem conexão no mesmo dia.

Se voltaria?? Claro, ainda faltou muito para conhecer e curtir









26 comentários:

  1. Boa tarde, tbm estou querendo conhecer a Croácia em Outubro, gostaria de saber é mto frio nessa época, pois vou levar meu filho q terá quase 2 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Desculpe a demora em responder, estava em viagem e fiquei sem computador. Eu fui em outubro e a temperatura estava muito agradável. Usava uma blusa leve de manga comprida a noite.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belíssimo relato, em português perfeito e sem erros( raridade em tempos de redes sociais).
    Senti-me como se estivesse junto na viagem.
    Mais uma vez, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por dkbidir conosco, dicas tão legais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de dividir os prazeres de viajar, mas acho bom registrar a viagem pra não esquecer também.

      Excluir
  5. Que viagem magnifica.
    Comecei a olhar lugares para viajar mais futuramente e amei a Croácia.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Jadna! Realmente foi uma viagem inesquecível! Você vai adorar, tenho certeza.

    ResponderExcluir
  7. Achei muito interessante esse roteiro que você fez na Croácia. Pelo jeito são várias as atrações turísticas e muito belas. Gostei da maneira como você descreveu os dias de sua viagem em cada dia. Muito legal! A princípio, quanto em dólares eu precisaria dispor para uma viagem como essa?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fernando! Que bom que gostou! Os valores de gastos são bem pessoais, já que cada pessoa valoriza coisas diferentes das outras. Eu não me ligo em compras e nem escolho hotéis caros. Gosto de conforto, mas sem luxo. Gosto de jantar bem, sem exageros. No meu caso, gastei com passagem, hotéis (alguns lugares alugamos apartamento), seguro viagem, aluguel do carro, comida e algumas outras despesas, em torno de U$ 2.000,00 por pessoa. Outra coisa, nunca viajo em alta temporada e nem compro passagem em cima da hora, portanto consigo bons preços.

      Excluir
  8. Boa tarde Ana!
    Que delícia ler como foi sua viagem, acabei de voltar de um mochilão pela Europa, mas a Croácia ficou para o próximo, que será o ano que vem.
    Minha dúvida é sobre o aluguel do carro, você acha realmente necessário alugar? Foi uma boa opção ? visto que em algumas cidades vocês não puderam utilizar.
    E parabéns pela página, e você tem razão em dizer que é bom escrever para não esquecer de como foi, faz muito sentido, farei o mesmo :-)
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Aline! Fico feliz que gostou de ler minhas memórias! Foi a única forma que achei para não esquecer e ainda ajudar um pouco os viajantes que buscam informações, como faço sempre que penso em uma nova viagem.
      Antes de ir pesquisei muito sobre carro ou transporte público e achei que valia a pena o carro, mesmo que em alguns locais ele ficasse no estacionamento. Como éramos em 4, não ficou caro e tivemos a facilidade de fazer nossos horários como queríamos. As estradas são boas e só de parar onde bem entender já é muito bom. Ouvi falar que o transporte público de lá não é tão bom como nos outros países da Europa. Não são tão organizados, pontuais e não tem muito conforto. Se eu voltar, alugaria carro novamente sem dúvida alguma.

      Excluir
  9. Bom Dia Ana gostei de seu relato da viagem a Croacia, vc falou que gastou $ 2,000(dolares) foi desde a saida do brasil até o retorno? abraço
    Osmar

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Foi em torno disso mesmo, valor com tudo incluído. Mas como falei, não reservo hotéis caros (só preocupo com boa localização, limpeza e banheiro privativo), tento reservar tudo com antecedência e não viajo em alta temporada.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Ana. Estou preparando uma viagem de uns 21 dias, sendo 10 a 12 dias na Croacia. O meu principal problema ou dúvidas é sobre dirigir em outro pais. Estamos indo em 3 pessoas (só eu dirijo), mas diferente de vc, estou querendo começar pelo sul, entrando por Sarajevo e ficando por lá 2 ou 3 dias (o que vc sugere?), depois de lá ir para Dubrovnik, ficando por lá 3 noites e somente depois alugar o carro e subir, parando nos mesmos lugares que vc parou, e entregando o carro logo que chegar a Zagreb, e conhecer a cidade a pé. Depois ir de trem para Budapeste e Praga e de lá voltar para o Brasil. Budapeste e Praga já conheço e sei como me virar por lá. O que vc me diz? Isso porque tenho muito receio de dirigir fora do Brasil. Outra coisa, em Sarajevo e difícil de dirigir? Valeria a pena já alugar o carro logo no aeroporto de Sarajevo? O carro alugado por lá pode entrar e ser entregue na Croacia?
    Abraços
    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Fernando! Pode ir tranquilo. É igual dirigir em qualquer lugar. As estradas são boas e sinalizadas. Sobre começar por Sarajevo sem carro, não sei como você iria para Dubrovnik. Talvez alugar o carro em Sarajevo é uma boa e pode sim devolver em Zagreb (teria que pagar uma taxa de trajeto único, que tem custo elevado, mas é possível). É tranquilo dirigir em Sarajevo também. Na maioria das cidades o carro fica no estacionamento o tempo todo, então melhor verificar o custo x benefício disso. Eu gosto de ter o carro desde o aeroporto, pela tranquilidade e já economizo no transfer. Sobre começar pelo sul, pode fazer com certeza que dá certo. Comecei por Zagreb só porque meu voo chegava lá. O tempo em cada cidade que você pensou está ótimo! Estou a disposição, se puder ajudar em mais alguma coisa.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá Ana! Amei teu relato sobre a viagem. Estou escolhendo o destino para a minha lua de mel e a Croácia me chamou atenção! Tenho uma dúvida quanto a língua, consigo me fazer entender com inglês? hehehe Obrigada e Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francine! Fico muito feliz que tenha gostado! A Croácia é linda, será uma ótima escolha. Pode ir tranquila com o inglês. Todo mundo fala, não tive nenhum problema.

      Excluir
  14. Olá Ana! Vou para Dubrovinik com minha filha na próxima semana. Você acha que é seguro sair a noite por lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili! Nas cidades que fui me senti segura e saíamos todas as noites. Não ouvi falar em problemas de segurança por lá. Claro que como brasileiros, já sabemos ser cuidadosos, mas andávamos bem tranquilos.

      Excluir
  15. Olá, querida, adorei o roteiro, pode me dizer sobre o idioma de lá...e se é difícil a com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu falava só em inglês e foi tranquilo. A grande maioria entende muito bem.

      Excluir