Escandinávia

Dizem que é o primeiro mundo do primeiro mundo. Queria ver se era tudo isso mesmo. O grupo era grande (10 pessoas). Tinha que ser bem pensado para dar certo. E deu!!!

Nosso voo foi pela TAP, chegava em Estocolmo e voltava de Copenhagen. Escolhi assim, era a melhor opção, por causa dos horários, datas, voo interno e trens. 

Data da viagem: agosto 2016

Roteiro:
Estocolmo (3 noites)
Oslo (2 noites)
Bergen (1 noite)
Copenhagen (3 noites)

No primeiro dia, já no aeroporto de Estocolmo, ficamos impressionados com a qualidade do trem (Arlanda Express) que nos levaria até o centro. Comprei os tickets pelo site (U$ 12 por pessoa, aproximadamente), imprimi em casa e apresentei no trem. Ele saia de dentro do aeroporto e em 20 minutos estávamos no hostel Generator Stockholm. O albergue foi uma boa escolha. É super animado, cheio de jovem, e confortável para toda idade. Tem bom preço, já que hotéis na Escandinávia são caros. Reservamos quartos com banheiro privativo, duplos e quádruplos. 

Saímos para passear no segundo dia, pelos pontos turísticos. Fomos a pé, tudo é lindo e a caminhada muito agradável. Visitamos o centro histórico, a prefeitura, os canais...






No terceiro dia fomos ao Museu Vasa. O museu conta a história de um navio, todo construído em madeira, que só navegou por 20 minutos e depois naufragou. Foi içado quase 300 anos depois, restaurado e colocado no museu. Amamos!! 


Levantamos cedo no quarto dia. O trem para Oslo saia as 8:14h e claro, não atrasa. Como nosso hotel era pertinho da estação (sempre escolho o hotel pela localização) e somos mineiros, chegamos a tempo de tomar um café na estação. A viagem pela SJ, foi linda e confortável. Compramos 2 meses antes, para conseguir bom preço e fomos de segunda classe, não vi muita diferença de conforto. Chegamos em Oslo as 13:10h.

Estação de Oslo
Nosso hotel (Citybox Oslo) era muito pertinho, uns 5 minutos de caminhada (250 metros). Assim que fizemos o self-checkin, deixamos as malas e fomos para a Ópera de Oslo, que ficava bem perto também. Um prédio lindo, com uma arquitetura espetacular. Depois fomos jantar num restaurante dentro da estação de trem, que aliás é linda e vale a visita.
Ópera de Oslo


área interna da ópera
No quinto dia, fomos de trem logo cedo para Vigelandsparken. Um parque cheio de esculturas em bronze e com um jardim lindo. Na volta passamos pelo Parlamento e chegamos a tempo da troca de guardas em frente ao Palácio Real. A tarde passeamos pelas ruas lindas daquela cidade.




O sexto dia pensamos que
seria o mais cansativo (acho que foi o mais incrível!). Fomos fazer o Norway in a Nutshell. Custa a partir de U$ 218 por pessoa e vale cada centavo. É o passeio mais vendido na Noruega e tudo muito organizado. Melhor comprar com antecedência. Não funciona o ano todo, devido a neve. No nosso caso, fizemos em 1 dia. Começamos as 6:25h da estação de Oslo de trem, chegamos as 11:34h em Myrdal e trocamos de trem, que saiu as 12:13h. Chegamos em Flam as 13:10h e as 14:00h saiu nosso barco para um passeio sensacional pelos fiords. As 15:30h chegamos a Gudvangen. De lá fomos de ônibus as 15:40h até Voss (+-1:15h de passeio) e por fim outro trem as 17:41h até Bergen, que era nosso destino final. Chegamos as 18:55h, dizendo assim: Já??? Foi tão rápido... Todos os trechos são espetaculares, todas as vistas magníficas.
um dos trens do passeio
neve no verão 


uma das paradas do trem


fjords
Caminho da estação para o hotel
Estávamos tão bem dispostos ainda que saímos da estação arrastando as malas a pé por 20 minutos até nosso hotel. E olha que no nosso grupo tinha desde criança de 5 anos até senhora de 70!

O hotel Scandic Strand ficava de frente ao canal e ao mercado de peixes. Lugar melhor não tinha. Nos indicaram um restaurante excelente, jantamos muito bem e ainda fomos passear pelo calçadão.



Mercado de Peixes
No sétimo dia passeamos por Bergen, tudo pertinho do hotel, muito fácil. Fomos ao centro histórico, até as famosas casinhas coloridas (Bryggen), que são patrimônio da UNESCO. Almoçamos e tomamos cerveja no Mercado de Peixes. A tarde tinha uma feirinha onde degustamos salaminho de baleia e de rena. 

Bergen chove 300 dias por ano e claro... choveu muito.



Charme de Bryggen
Nosso voo para Copenhagen era a noite, 21:55h, pegamos o ônibus que leva direto ao aeroporto em 50min, bem na esquina do hotel. Foi muito fácil, mas compramos com antecedência. Chegamos em Copenhagen as 23:15h e seguimos de trem direto pra nosso hostel Urban House, que ficava pertinho da estação (100m). 

Começamos o oitavo dia em um lugar diferente de tudo que já tinha visto. Fomos a Christiania, uma cidade livre e independente dentro de Copenhagen, onde é livre o comércio de drogas, não pode fotografar e nem correr na cidade. 


Depois fomos para Nyhavn, que foi um porto movimentado, onde navios do mundo paravam para descarregar a carga que abastecia o país. Esta área era a mais degradada da cidade, cheia de marinheiros, prostitutas e bares populares. Nyhavn passou por um processo de revitalização e representa um dos pontos mais charmosos e sofisticados da cidade. 




No nono dia fizemos um city-tour naqueles ônibus de turismo. Foi ótimo, pois alguns locais são longe e pudemos conhecer quase tudo. Paramos na famosa Pequena Sereia (achei meio pequena), no Castelo Rosenborg, prefeitura, Igreja do Nosso Salvador e vários outros.

Pequena Sereia
A tarde fomos para o Tivoli Gardens que é o segundo parque mais antigo do mundo e une modernidade com a tradição. Foi inaugurado em agosto de 1843 e ainda conserva o charme retrô. Engana-se quem pensa que o Tivoli Gardens é apenas mais um parque de diversões. O Tivoli só abre na primavera e verão e no resto do ano apenas em dias como o Halloween e no Natal.

E assim encerramos com chave de ouro nosso passeio pela Escandinávia.


Se voltaria?? Sim



2 comentários: